Efeito Dominó


Nos mais diversos momentos do dias, todos nós estamos sujeitos aos mais diversos lapsos de estresse, seja no trabalho, no trânsito, em casa, na escola, na faculdade. Talvez tenha sido algo que não deu certo, ou alguém que gritou com você, uma briga com o (a) namorado(a), uma nota baixa. É verdade que existem dessas pequenas coisinhas que vem pra deixar o dia um pouco mais complicado, que diminuem as horas , que tiram nosso sono, que torram nossa paciência.

É uma enxurrada de cobranças, são das que vem do nosso chefe, dos professores, dos nossos pais, dos nossos amigos. “Nossa, você já gastou todo seu salário”, “O relatório está atrasado”, “amor, a gente precisa conversar”. São desses pequenos problemas que surgem os maiores, a nossa necessidade de acabar com tudo é tão apressada, que por vezes nos deixamos tomar conta por esses lapsos. E ai querido(a) é um efeito dominó. Alguém cobra do seu responsável, ai ele vai e grita com você, e por consequência você vai e grita com outra pessoa. É uma espécie de ciclo da ignorância, sempre em busca de alguém que possa carregar parte desse estresse, dessa mágoa, dessa raiva toda. É quando chega um momento que não cabe mais em você, que começa a extravasar, que qualquer coisa é motivo pra reclamar, qualquer coisa se responde com um grito, ou com um palavrão que incrivelmente já estava na ponta da língua. É verdade, todos temos nossos dias ruins. E quando você pensa “não pode piorar”, ai vai e acontece algo pior. Alguém avisa pro cara lá de cima que isso é um desabafo de alívio, e não um desafio.

Mesmo sem querer o desafio precisa ser aceito, e a possibilidade da piora é sempre presente. O pagamento do aluguel se atrasou, cortaram a luz, ou aquele relatório atrasado resultou em demissão, aquele “Amor, precisamos conversar” foi a última conversa de vocês. É , tudo pode piorar, vamos trabalhar com essa hipótese agora, as coisas podem sim dar errado. Mas... também podem dar certo. Deve ser por isso que existem os dias ruins, pra gente entender e aproveitar os dias bons, pra gente compreender que nem tudo é ruim, pra que a gente sempre possa acreditar no melhor. Se todos os dias fossem bons, não existiriam datas especiais, não haveria surpresas, não haveria aquela “injeção de ânimo”.

A gente tem necessidade de receber isso, é uma palavra de conforto, de carinho, de afeto... Uma palavra de ajuda, uma palavra que diga “ Aguente só mais um pouquinho”. A gente precisa de alguém que empreste o dinheiro do aluguel, precisa ouvir “ O relatório atrasou, mas foi o melhor até agora, parabéns”, e mais ainda, a gente quer aquilo que mais nos faz falta, a gente quer alguém quem esteja com a gente apesar de tudo, é quando a gente descobre que aquele “ Amor, precisamos conversar” estava cheio de boas intenções, um amor que diz que entende que o trabalho é difícil, que o tempo é escasso, que atenção está pouca, mas que ainda sim não vai desistir da gente. É aquela palavra que faz o dia todo valer a pena, que faz  a semana valer a pena. E isso é um efeito dominó, quando alguém te faz um carinho, e você faz questão de disseminar. É o certo meu amigo, é disso que o mundo precisa, e cá entre nós. Ele anda bem carente.

Comentários

Postagens mais visitadas