ATENÇÃO!



Desde pequenos somos instruídos a certos tipos de “defesa pessoal”, dessas defesas que nos protegem dos perigos do mundo real, desses perigos que nos fazem mal, ou que de alguma forma vão nos ferir. O sinal amarelo grita “atenção!”, olhe pros dois lados antes de atravessar, não ponha o dedo na boca, não gaste todo seu dinheiro, não ande por becos escuros, não mexa com as facas da gaveta. E assim  aos pouquinhos nosso organismo se habitua ao que faz mal, por quê é isso que nós aprendemos desde sempre, nós só conhecemos o mal por quê aprendemos a evitá-lo. Mas vamos parar pra pensar, será mesmo que o nosso sinal de proteção interior vai sempre colorir de vermelho ou amarelo as situações que nos colocam dúvida? Como saber se devemos parar, ter atenção ou simplesmente prosseguir quando algo novo acontece? Tudo que é novo pra gente assusta no começo, pode ser o gosto de uma comida, uma nova música, uma mudança inesperada, nossos sinais de alerta mudam constantemente tentando nos mostrar que caminho deve ser tomado. E assim como nesse mundo real, no nosso pessoal podemos observar o quão reais essas metáforas podem ser. E é ai que nós vamos entrar.



É como quebrar a cara, sempre acontece de um jeito diferente, a gente busca aprender com os erros, não fazer do mesmo jeito que antes, não machucar ninguém, mas ... Surpresa! Incrivelmente você consegue! Nada de prêmio pra você, isso não é algo bom a ser conquistado. O sinal amarelo tava aberto, mas ainda sim você passou. Foi um risco que correu. É um risco que nós sempre corremos, mesmo que digam pra gente parar, ter cautela, ter paciência. Ahh sim, bem lembrado: Paciência é a palavra chave.

Mas não é hora de desistir, o caminho é longo a se percorrer, e durante a nossa vida nós nos encontramos nas mais diversas situações que precisam da nossa atenção, é como o anjo e o demônio que ficam criando uma balança nos nossos ombros, há quem acredite nisso, não vamos julgar, mas cá entre nós, existem várias formas de chamar a  cautela , ou a falta dela, esses personagens ai são só mais uma forma. Com um tempinho que se passa nós já pensamos ser experts no assunto, a gente pensa estar imune de tudo... Puro engano, nós sempre estamos sujeitos a novos “erros”, e de uma hora pra outra nosso sinal de alerta pisca fervorosamente, “perigo, perigo, perigo”, a chance de tudo dar errado é eminente. E o pior de tudo, sempre que algo  puder dar errado  vai dar. Nossos planos que pareciam tão seguros agora se desfazem , o que a gente aprendeu parece não servir de nada. Dizem que a esperança é última que morre, mas antes de te levar ela vai matando aos pouquinhos, um golpe de cada vez, uma tortura silenciosa que vai acabando com toda paciência que parecia infindável. Sinal amarelo, você que não notou. Atenção parou ai e ficou.

Existe uma grande virtude na paciência, e quem a tem e consegue conservá-la, ótimo! Um  prêmio aos pacientes, aos que viram noites estudando pro vestibular, aos que sonham em vencer uma doença, aos que esperam o amor verdadeiro. Um prêmio aos pacientes, depois de tempos de sinal vermelho, podem prosseguir, o sinal verde é de vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas