Um Pouquinho Só de Pó Mágico



“Pense uma coisa bem boa, que num instante você voa”. Essa é a primeira estrofe de uma musiquinha chiclete que me recordo do filme Peter Pan, a versão antiga, em desenho, a melhor de todas na minha nada humilde opinião. Pode nos por à pensar em tamanha metáfora que ela traz.

Peter Pan, é um meninozinho travesso, que vive no mundo da fantasia, tem uma conotação mágica, cheia de duplo sentido, fala a língua das sereias e dos índios, tudo à ele é compreensível, alcançável, tudo é possível, com tons de brincadeira e sarcasmo. O que mais poderiam esperar desse, que é o espécime maior do espírito eternamente jovem e brincalhão?

Olhando mais à fundo, Peter nos traz a metáfora, da pura essência do ser, ele não precisa de estímulos para estar feliz, ele simplesmente exala aquilo tudo, é essencialmente parte do seu ser. É como encontrar uma pessoa bem humorada, divertida, sabe? Daquelas que acham graça de tudo, e não veem maldade em quase nada. Penso que a projeção do otimismo é o cartão de visita do menino travesso, sempre buscando uma forma de rodear as pessoas com “ bons pensamentos”.

Pensamentos esses, que segundo ele mesmo, tem a capacidade de te fazer voar.

Metaforicamente, o que te faria sentir... leve?

Pense uma coisa bem boa... e Assim qualquer um voa.

O otimismo aqui é chave, é ver o copo meio cheio, é ver as coisas não como são, mas como podem ser, é enxergar a essência das coisas , simples e belas como elas são.  Sereias e piratas por exemplo, não são tipos fantasiosos que se veem direto na vida real, mas, se prestardes atenção vai notar  como é linda a moça de longos cabelos ruivos que os prende com uma concha de pérolas em pleno carnaval ,ou a outra moça que tatuou todas as simbologias da água no decorrer dos seus braços. Quem disse que não viu as sereias, é por quê não as observou direito. Ou até mesmo, a situação, de sentar com os índios, e acender com eles, um -ou vários- cachimbos da paz.

Na história inventada, o Peter Pan só precisa de alguém que acredite nele, que aceite o convite  pra onde a estrela brilha mais forte , sem medo das surpresas, sem medo do novo, aliás, pra ir à Terra do Nunca, lugar desconhecido, é preciso que deixe todos os seus medos para trás, estenda a mão, confie na sua intuição. Segundo ele mesmo fala, É preciso fé, e é só.

Ah... E tem uma coisa à mais. Pó. Um pouquinho só de pó mágico.

O pózinho do pirlimpimpim , diferente das outras coisa, é uma pura ilusão.

É um refil que precisa ser usado várias vezes para que você voe de novo, é uma trapaça, poxa, não vale. É notável como as vezes, as pessoas de modo geral, não alcançam a felicidade imediata, sem um aditivo, sem um incentivo, sem um pó mágico. Dentre as brincadeiras mais perigosas, está justamente essa, aprenda a viver no mundo da fantasia, mas saiba a hora de parar, de voltar pro chão.

Felicidade é uma coisa espontânea, não acredito que venha num saquinho pronto pra uso, o poder de voar existe dentro de você, e só é  preciso acessá-lo, uns tem bastante, outros não tem nenhum pouquinho.

Mas é como eu aprendi, e digo que agora levarei para sempre essa bobagenzinha de tamanha importância: “Quem tem Magia, não precisa de truque”. 


Comentários

Postagens mais visitadas