Gato Escondido, Com o Rabo de Fora





Alguém ( e não sei quem foi) teve a brilhante ideia de usar “ só se vive uma vez” como argumento pra tudo que gera certa dúvida quanto ao que queremos fazer. Tá certo que pode ser sim uma válvula de escape bacana, ou ideologia para quem de certa forma não está nem aí pra nada, contudo, a realidade é algo que pesa significativamente dentro das nossas escolhas, vivemos com uma balança simbólica que nos faz pesar o certo e o errado em cada atitude que vamos tomar.


Dentro do nosso livre arbítrio sabemos que nem tudo é permitido Vivemos na plenitude de fazer o que é socialmente certo,  no fim  de contas, o status do erro só nos é ofertado quando é visível, quando é descoberto, quando pode ser apontado. E ai, está pronta a receita mágica para um segredo: o julgamento social.

Fazemos escondido o que os nossos “de casa” não aprovam, não são nem os da rua não, por que à esses ai nada se deve, a gente esconde é de quem pode julgar, a gente esconde porque “ foi só uma vez”, a gente esconde por que tem algo à perder. E o que tem de babado sendo rasgado... lota uma alfaiataria inteira. A mentirinha habitual é um comportamento próprio, que o bom observador nota se tiver um pouquinho de atenção.

A mulher enganada sabe da saidinha do marido, a esposa traída sabe que o jogo é só quarta e domingo, a mulher esperta nunca duvidou do marido que curte toda foto de homem na internet, a diferença está no que cada uma faz com seu segredo, pra elas não é  só dele, é nosso. Reputação à zelar, mudas estamos, mudas ficamos.

E iguais à esse exemplo vão milhares de pessoas, são as mães que sabem da maconha no criado mudo, dos amigos que sabem que o “não vou sair hoje” é um descarte pra paquera, são os namoros que já sabem que seu fim já chegou faz tempo...

A perspicácia nem sempre vem acompanhada de bom senso, e o bom senso por sua vez nem sempre experimenta uma pitada de coragem, ou talvez não, talvez lhe sobre demais, nem todo mundo aguenta carregar um fardo, nem todo mundo lida com suas dores, nem todo mundo se toca.

Mas uma coisa eu falo, repito ditado, cuidado querido,
o gato escondido, tá mais do que visto,
esqueceu essa pista, deixou dar na vista,
não tá escondida, tá na cara minha filha, tá com o rabo de fora!  

Comentários

Postagens mais visitadas