RIDIKKULOS



-Qual a aparência de um bicho papão?

-O Bicho papão é um transformista. Ele assume a forma daquilo que a pessoa mais teme na vida. Isso faz com que sejam tão assustadores

Esse é um dos diálogos, para quem lembrar, do filme Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, que traz de maneira peculiar, ou até mesmo metafórica o retrato do medo que habita cada um de nós. O bicho papão nem sempre é um monstro que fica debaixo da cama, ou espreitando no armário só à espera de você cair no sono. É pior. É bem mais que isso. Nossos monstros crescem na medida que são alimentados, seja por nós, ou por alguém que por acaso deixa uma migalha cair. É suficiente pra nutrir a fera que grita por liberdade. Por vezes achamos complicado revelar nossos verdadeiros medos, eles são sutis, mas em contrapartida devastadores, nos deixam mais expostos, mais vulneráveis. Mas ai entra uma questão. Qual a verdadeira razão do medo?

A verdade se baseia em compreender que o bicho papão é um ser todo subjetivo.

Nem uma dor pode ser maior do que aquela que nós sentimos, até porquê cada um sabe onde o sapato lhe aperta. E aperta viu...Como aperta. Coração tá ai como prova, é primeiro a sentir. Pra alguns o bicho papão é o terror que assombra toda noite, é um filho que fica em meio ao divórcio dos pais, é o paciente da UTI que não sabe quanto tempo de vida terá, é o desempregado que não tem como pagar o pão do dia. Esquece essa ideia de cobra, aranha e sapos, o medo vai muito além disso.  Esquece essa referência do medo na zona de conforto, gente de verdade tem medo do que faz mal.

Algumas vezes nossos monstros não cabem mais no nosso corpo, não suportam, e acabam por assustar outras pessoas. Insegurança é um câncer pequeno, que se não for tratado vira ciúme, e ciúme é contagioso, infecta a outra pessoa, deixa ela mal, é um medo que se espalha, como espécie de contágio. Outras vezes nosso monstro habita unicamente o nosso ser, é a depressão, a rejeição, é o abandono. Esse tipo de medo que não vai e volta como uma sensação ruim, é do tipo que monta guarda, que trouxe barraca, que não arreda o pé.

Um filme de terror antes de dormir pode assustar, uma hora ou duas com Hitchcock ou Stephen King é capaz de mexer com o psicológico de qualquer um. Mas a afronta maior à nossa segurança não advém das ameaças recentes, que somem com a luz do dia, ou com o passar da semana. Não. Vai mais além. Nossos medos se nutrem à medida que vamos enfraquecendo, eles se encontram dentro dos nossos pequenos vícios, dentro do nosso histórico de derrotas, dentro da nossa realidade assustadoramente triste, dentro do cotidiano imutável, dentro da angustia de não poder mudá-los.

Os bichos papões do armário são como os nossos monstros reais, que assustam, que fazem você se esconder debaixo da coberta, que fazem você se esconder em casa, que fazem você ouvir comentários do tipo “ nossa você tá diferente, o que houve? ”. E nem sempre tem o “ o que houve”, no final, tem pouquíssima gente que se preocupa com o nosso bem estar, tem menos ainda que liga pra saber do nosso estado, e quase nenhuma pra te puxar pela mão pra mostrar que o monstro no armário era o só um lençol, um bicho de pelúcia, pra te mostrar que você não está sozinho.

O que espanta o medo é o amor, é o cuidado, é o riso. Uma bela solução, é como um “passe de mágica”, enfrentar o que te amedronta não é fácil, mas você pode tentar, parar de frente, respirar e gritar em alto e bom som para eles.
-Riddikulos.

Não deixe seu medo tomar conta de você. É isso que ele é no fundo: Rídiculo.


Comentários

  1. Nossa... incrível, momento certo de ler isso! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Riddikulos é justamente uma forma de transformar coisas ruins em boas, assim devemos fazer com nossos medos

    ResponderExcluir
  3. Incrível,lindo de ser ler. Riddikulos para o desafeto,ódio,rancor.

    ResponderExcluir
  4. São tantos medos. Acho quê a solidão é figura do medo que mais me assusta. É muito reconfortante ler alguem me dizer que meu medo é ridículo mesmo quando ele parece ser maior que minhas forças. A minha grande esperança é que ele nunca me vença e quê nunca me falte forças e coragem ou alguém como o professor lupin para gritar para meus medos Riddikulos.

    ResponderExcluir
  5. Serei a partir de hoje uma leitora assídua deste blog! amo J.K, amo Harry Potter e você soube usar eles como uma referência pra um reflexão muito bacana. Vou começar a usar o Riddikulos quando estiver com medo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas